(41) 3084-3124 | 98856-4393 contato@desentophauer.com.br

Guia Completo para Limpeza de Caixas de Gordura em Cozinhas Comerciais.

Qualquer dono de restaurante, gerente de cafeteria, dono de mercearia ou supervisor de outro estabelecimento comercial de alimentos sabe que a caixa de gordura deve ser limpa.

Embora remover a confusão de gorduras, óleos e graxas (FOG) seja uma tarefa desagradável, o trabalho deve ser feito – e regularmente. Limpar a caixa de gordura é relativamente simples, exigindo resistência física média para os poucos minutos necessários para completar esta missão necessária.

Para começar, arme-se com o equipamento certo:

  • Luvas de borracha – para proteger as mãos
  • Tampão nasal ou máscara de gás – para se defender contra odores nocivos
  • Macacão de proteção – para evitar que os FOGs sujem suas roupas
  • Pé de cabra e chave – para levantar a tampa da caixa de gordura
  • Raspador – para limpar o tanque
  • Aspirador de loja – para aspirar os FOGs

 

Encontre o local da caixa de gordura. As caixas de gordura estão localizadas nas instalações do estabelecimento alimentar, quer ao ar livre, quer no interior. As armadilhas externas podem ser identificadas por sua cobertura de bueiro ou design de fossa séptica. Quando uma caixa de gordura está localizada dentro de casa, ela está localizada no porão do restaurante (diretamente abaixo da cozinha), sob a pia da cozinha ou sob uma lamela metálica no piso da cozinha.

Quando você localizar a caixa de gordura, determine seu tamanho físico. Observar a capacidade do tanque lhe dá uma ideia melhor se deve contratar um profissional ou limpar a caixa de gordura você mesmo. Uma caixa de gordura entre 500 e 2500 galões exigirá equipamento profissional e treinamento. Caixas de gordura menores podem ser limpas por funcionários autorizados do restaurante.

Trabalhe com água fria para permitir que as gorduras, óleos e graxas flutuem para o topo. Aguarde dez minutos depois que as águas residuais quentes forem liberadas da lava-louças ou da pia e esfriarem.

Acesse as notórias gorduras, óleos e graxas retirando cuidadosamente a tampa do tanque de graxa. Um componente delicado e crítico, conhecido como junta, pode ser danificado se você tentar levantar a tampa sem precaução.

O pé-de-cabra é útil neste ponto, a menos que a tampa do coletor de gordura esteja aparafusada. Você terá mais facilidade se a caixa de gordura tiver uma tampa de plástico moldada, que se desprende facilmente.

Você vai se deparar com uma camada de duas polegadas de espessura de lodo de graxa. Remova os FOGs flutuantes com uma colher. Uma vez que as gorduras, óleos e graxas são retirados do tanque, a água e os restos de alimentos sólidos permanecerão.

Um poderoso aspirador de pó é útil na remoção de sólidos residuais e água. Certifique-se de que a máquina de lavar louça automática está desligada e as pias não estão em uso para evitar que a caixa de gordura se encha continuamente enquanto você estiver trabalhando.

A tarefa mais crítica está concluída, até este ponto. O próximo dever é raspar os defletores, laterais e tampa da armadilha. Usando o aspirador de loja, aspire quaisquer partículas de graxa solidificada que possam estar alojadas nas reentrâncias do sifão. Para uma limpeza completa, utilize o aspirador de pó para aspirar quaisquer FOGs remanescentes da caixa de gordura.

 

Em seguida, refresque a caixa de gordura e libere o tanque de odores desagradáveis ​​com um pouco de graxa de cotovelo, uma escova de panela de aço, detergente e água morna. Esfregue completamente os defletores, laterais e tampa da caixa de gordura.

Lave o sabão e os detritos algumas vezes usando água limpa. Você fica com uma caixa de gordura limpa e brilhante – uma que você deve ter a cada quatro a seis semanas.

Agora que a parte mais trabalhosa da tarefa foi feita, teste seu trabalho prático. Essencialmente, você quer garantir que a caixa de gordura esteja livre de todos os vestígios de FOGs e que os bloqueios não impeçam que a água escoe facilmente. Da pia da cozinha, drene um galão de água limpa.

A caixa de gordura deve permitir que a água flua sem impedimentos. Se houver um bloqueio, entre em contato com um encanador licenciado para remediar a obstrução. Reinstale as peças da caixa de gordura, incluindo o defletor e a tampa.

Descarte adequadamente as gorduras, óleos e graxas coletados em sacos de lixo com revestimento duplo e na lixeira local se a quantidade de FOGs for pequena. Uma dica bem conhecida é misturar os FOGs do vácuo da loja com areia para gatos para ajudar a solidificar as partículas de graxa. Grandes quantidades de lodo da caixa de gordura devem ser descartadas por empresas profissionais de caixa de gordura.

Como mencionado, as caixas de gordura devem ser limpas a cada quatro a seis semanas, no mínimo. Aditivos bacterianos, que decompõem organicamente os resíduos, podem ser usados ​​para diminuir a frequência das limpezas. Cuidado com o uso de jatos de água quente ou produtos que contenham apenas enzimas – pois esses produtos liquefazem os FOGs, enviando-os pelo ralo e para as linhas de esgoto municipais.

Precisa de limpeza profissional de caixa de gordura para restaurante? Entre em contato com a desentop Hauer – estamos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Open chat
Olá, como a Desentupidora Hauer 24 Horas pode ajudá-lo?